Atendimento na Secretaria: TERÇA a SÁBADO das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Endereço: Rua 14 de Julho, 4267, São Francisco, Campo Grande-MS - CEP: 79010-470.

Contato: (67) 3317-7950 / 3317-7951

E-mail: saofranciscodeassiscg@gmail.com

Notícias da paróquia › 04/10/2013

Terceiro dia do tríduo

RSCN1056Porciúncula, Assis: 3 de outubro de 1226. O sol sumia no horizonte e uma pequena chama saindo de uma lamparina ilumina a pequena igreja, berço da Ordem Franciscana. Cercado pelos irmãos, “desolados” como conta seu biógrafo Tomás de Celano, Francisco inicia a celebração de sua morte como um ágape. Manda trazer um pão, abençoa-o, e distribui a cada um. Pede, então, que leiam o Evangelho de São João, no trecho que começa “Antes do dia da festa da Páscoa…”. Com isso, recordava a última Ceia do Senhor. A febre aumenta e Francisco sentia a proximidade da irmã morte. Pede que o coloque no chão e cantem com ele o Salmo 141. Antes de terminar a última estrofe, Francisco vai de encontro ao Pai.

Bairro São Francisco, Campo Grande (MS): 3 de outubro de 2013. Com a igreja lotada de fieis, jovens das fraternidades da Paróquia São Francisco de Assis de Campo Grande, da Jufra e vocacionados fazem a encenação da morte de São Francisco. Mais de 800 anos depois, é impossível não se emocionar com tanto mistério, carinho, fé e entrega que envolvem esse momento da vida do Seráfico Pai Francisco de Assis. Com muita devoção, em silêncio, os jovens trouxeram para o presente, ao celebrar a morte de Francisco, um ensinamento: “A morte nunca vai fazer mal para aquele que passou a vida na busca do bem”, como bem disse Frei Fidêncio Vanboemmel, ministro Provincial Franciscano.

A celebração do Trânsito de São Francisco foi presidida pelo padre Solimário Lacerda, da paróquia São João Batista e pelo pároco da São Francisco, Frei André Luiz Nascimento, com a participação do Frei Silvio José dos Santos, que será ordenado diácono neste sábado, e reuniu religiosos e religiosas, a Ordem Franciscana Secular, vocacionados, jufristas e fiéis da Paróquia São Francisco de Assis.

Com as luzes apagadas, o grupo de jovens deu início à encenação. Deitado numa padiola, no presbitério da Igreja, os jovens representaram os últimos momentos de Francisco, quando ele dita o seu Testamento espiritual. Depois, colocam o seu corpo numa padiola e deixam o presbitério em silêncio.

Memória – “Ao celebrar o Trânsito de São Francisco, nós celebramos a história e a vida de um homem que passou a vida inteira à procura do bem. E esse bem foi encontrando no Evangelho, na Eucaristia, na Cruz, no Menino de Belém, mas também no pobre, no leproso, no príncipe, nos jovens, nas crianças. Enfim, na criação toda, porque todo ser criado é parte Daquele que é o Bem pleno, o Sumo Bem ou Bem Universal, como rezava. No momento da morte, nessa busca incansável pelo bem, ele diz: Louvado sejas meu Senhor pela irmã a morte corporal. Porque a morte é exatamente a libertação da pessoa para contemplar o Bem Maior que sempre ansiou encontrar em vida”, explica Frei Fidêncio.

Segundo o Ministro, antes de morrer, Francisco deixou três coisas importantes para que, franciscanos e franciscanas, perpetuassem na história: Primeira: sempre se amem como eu vos tenho amado e ainda amo; segunda: não perder de vista a pobreza; e terceira: fidelidade à Santa Igreja. “Vamos pedir neste dia da Festa do nosso Padroeiro que sejamos incansáveis arautos na busca do bem!”, completou o ministro Provincial.

Com informações do site franciscanos.org.br.

Confira as fotos

[nggallery id=10]