JUSF (JOVENS UNIDOS DE SÃO FRANCISCO)

FAIXA ETÁRIA : 14 a 17 anos

OBJETIVO: Envolver os jovens que são batizados na igreja Católica ou que queiram conhecer esta religião, para motivá-los a um amadurecimento integral na fé e para que permaneçam nas atividades da igreja, sendo discípulos evangelizadores.

RETIROS : Os retiros acontecem uma vez a cada semestre. Nele os jovens permanecem em um espaço pré-estabelecido pelo Pároco e coordenadores, de sexta-feira a noite até domingo as 17h, sem poder ausentar-se. Neste retiro são ministradas palestras sobre assuntos da Igreja, realizam-se teatros, dinâmicas, gincanas e outros momentos, para que através deles, os jovens possam interagir e ampliar seus conhecimentos.

REUNIÕES PÓS- JUSF : Após fazer o retiro o jovem é encaminhado para as reuniões que acontecem todos os sábados, na Igreja São Francisco de Assis, das 10h as 11h30. Nelas são discutidos temas diversos que tem como objetivo aprimorar as posturas destes jovens,  conscientizando-os sobre suas atitudes, para que se tornem pessoas melhores a cada dia, respeitem o próximo e amem a Deus, realizando obras em seu nome.

DEZ MANDAMENTOS PARA O GRUPO JUSF

1º) Comparecer às reuniões, mesmo que o tempo seja ruim. Fazer o possível para estar em TODAS, pois elas terão uma continuidade.

2º) Nunca chegar atrasado, e se não der para chegar em tempo, pedir desculpa ao grupo: todos merecem respeito, tanto o que chega como os que já estão na reunião.

3º) Durante o encontro não conversar paralelamente e desligar os celulares.

4º) Aceitar sempre participar dos  trabalhos, dar diferentes opiniões, aceitar críticas e não ter melindres.

5º) Manter o sigilo. Todos do grupo irão expor suas vidas, seus medos e fraquezas. Nada do que for comentado durante a reunião poderá ser falado fora dela.

6º) Participar de possíveis eventos do grupo ( rifas, almoços para arrecadação de verba, festas que a Igreja fizer, atos solidários…)

7º) Resolver conflitos durante os encontros e não depois deles. Caso não consigam, procurar ajuda dos coordenadores adultos e do Padre.

8º) Procure ajudar, e encorajar os demais. As críticas também são formas de ajuda, desde que sejam construtivas e sejam feitas para melhorar.

9º) Participar das confraternizações que o grupo realizar para maior interação entre as pessoas.

10º) Ir as missas dominicais, fazer orações em casa, estudar sobre a religião nos documentos da Igreja católica, ler a bíblia, aprofundando ainda mais os conhecimentos.