- Paróquia São Francisco de Assis - https://paroquiasaofranciscodeassiscg.org -

Pastorais e movimentos

“A missão do Magistério está ligada ao caráter definitivo da Aliança instaurada por Deus em Cristo com seu Povo; deve protegê-lo dos desvios e dos desfalecimentos e garantir-lhe a possibilidade objetiva de professar sem erro a fé autêntica. O ofício pastoral do Magistério está assim ordenado ao cuidado para que o Povo de Deus permaneça na verdade que liberta. Para exercer este serviço, Cristo dotou os pastores do carisma de infalibilidade em matéria de fé e de costumes. O exercício deste carisma para assumir várias modalidades.” (LG 31; cf. Catecismo da Igreja Católica, 890)

Toda ação da Igreja se fundamenta, segundo o Código Canônico na “[…] salvação das almas que, na Igreja, deve ser sempre a lei suprema.” (Cân. 1752). A pastoral deve levar ao conhecimento das pessoas os ensinamentos de Jesus Cristo e da fé católica.

Os movimentos nascem e se formam num contexto externo à igreja local, sendo mais ligados à vida pessoal dos fiéis, visando à espiritualidade e à vivência de diferentes aspectos da fé.