Atendimento na Secretaria: TERÇA a SÁBADO das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Endereço: Rua 14 de Julho, 4267, São Francisco, Campo Grande-MS - CEP: 79010-470.

Contato: (67) 3317-7950 / 3317-7951

E-mail: saofranciscodeassiscg@gmail.com

Mensagens Oficiais › 20/08/2021

Palavras do Coração Franciscano 39

O tempo

Frei Rogério Viterbo de Sousa, OFM

Nem bem começou o ano e já estamos no final de julho. É! Tempo que não dá tempo pra gente respirar! Vivemos correndo atrás dele o tempo todo e temos uma sensação de não conseguir alcançá-lo jamais!

Existe uma parlenda (versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças) ligada ao folclore da nossa língua portuguesa, que diz assim: “O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem”.

Eu não sei quanto tempo o tempo tem. Sei que ele não espera ninguém. Na verdade, ele faz acelerar em muito a vida. Parece que estamos o tempo todo correndo. Gostaríamos que o dia tivesse 25 horas ou mais. Já não conseguimos fazer todos os nossos compromissos caberem dentro do tempo disponível. A verdade é que temos a sensação de que não temos tempo para mais nada. O nosso tempo nos sobrecarregou. A vida se tornou uma pesada rotina. Penso que a rotina seja a culpada de fazer o tempo voar e fugir de nós.

Às vezes me pergunto: como não ser devorado pela voracidade do tempo que voa? Penso que é preciso inventar novas memórias e ir pouco a pouco tirando a vida do seu pesado jugo. Precisamos aprender a fazer o tempo correr a nosso favor e não contra nós. Sei que tudo é uma questão de percepção, obviamente. Mas é assim que percebo
o tempo.

Se o tempo voa, precisamos cortar as suas asas para que ele aprenda a andar devagar, ao invés de voar como uma flecha. Andar, quem sabe, no compasso das possibilidades que produzem certezas para nossa felicidade e não nos faça viver alucinadamente uma vida aprisionada nas pressas que temos. Não sou saudosista, mas era bom quando o tempo dava um tempo maior para a felicidade nos acompanhar e demorar em nosso coração.

Precisamos de tempo para entender o tempo. Bem simples assim!

Desejo que minhas humildes palavras, talvez, lhes sirvam para um bom momento de reflexão. Se assim for, Boa reflexão, então!

Convento São Francisco, Campo Grande, MS, 27 de julho de 2021.

Imprimir

Os comentários estão desativados.


X