Foto PárocoAndré Luiz Nascimento dos Santos

Frei André Luiz Nascimento dos Santos nasceu na cidade de Barra do Garças, Mato Grosso, em 18 de maio de 1979. É Filho de Evangelista Moreira dos Santos e Abadia Nascimento dos Santos. É o caçula de um casal de irmãos.

Foi batizado na Paróquia Santo Antônio, aos 18 de agosto do mesmo ano em sua cidade natal. Em 1982 seus pais se mudaram para a cidade de Cuiabá, onde residem até hoje. Estudou o Ensino Fundamental nos Colégios Leônidas Antero de Matos e Benedito de Carvalho e concluiu o Ensino Médio no Colégio André Avelino Ribeiro em 1998.

No dia 27 de novembro de 1994, Frei André Luiz fez sua 1ª Comunhão e foi crismado em 04 de dezembro do mesmo ano. A partir daí, teve uma participação mais ativa em sua comunidade local. Acompanhava o Grupo de jovens, Grupos de Oração e era acólito na Basílica Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá; no segundo semestre de 1997 conheceu os Franciscanos por intermédio de duas amigas, Magda Lisboa e Elizabeth Maria. Nessa ocasião, a vida de São Francisco lhe foi apresentada por Frei Arcides Luiz Favaretto, que também o encaminhou para o Promotor Regional das Vocações, Frei Leodir Carraro,ofm com quem fez o acompanhamento vocacional até o fim 1998. Nesse tempo pôde conhecer um pouco dos trabalhos dos frades na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe e nas comunidades, a JUFRA – juventude Franciscana e a etapa do Postulantado. Durante o acompanhamento, participava com amigos e amigas dos encontros vocacionais no Grupo Opção de Vida.

Em 1999 entrou no Aspirantado São Francisco, na cidade de Rondonópolis, para dar início à sua caminhada vocacional, juntamente com mais vinte jovens. No dia 06 de fevereiro de 2000 foi admitido à etapa do Postulantado na cidade de Cuiabá e, no ano seguinte, seguiu para a cidade de Rodeio – SC onde fez o Noviciado. Terminado o ano de provação, Frei André Luiz fez sua primeira Profissão Religiosa no dia 05 de janeiro de 2002.

Nesse mesmo ano foi morar em Cuiabá onde iniciou o curso de Filosofia no SEDAC – Studium Eclesiástico Dom Aquino Corrêa, na cidade de Várzea Grande-MT. Após a conclusão do  Curso  foi transferido para Campo Grande-MS para iniciar o curso de Teologia no Instituto Teológico João Paulo II.  Na mesma cidade, entrou de forma definitiva na Ordem dos Frades menores ao fazer a sua Profissão Solene no dia 08 de Dezembro de 2006. Concluiu o Curso de Teologia em 30 de Novembro de 2008, em Rondonópolis-MT, onde, no dia 17 de Maio deste ano recebeu a Ordenação Diaconal.

Aos vinte e nove de novembro de dois mil e oito ma Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, Arquidiocese de Cuiabá, cidade de Cuiabá, Mato Grosso, com a participação de Presbíteros, Religiosos e Cristãos Leigos, recebeu a Ordenação Sacerdotal, a ordenação foi conferida por Dom Leonardo Ulrich Sreiner, ofm, Bispo Prelado da Prelazia de São Félix do Araguaia.