A Paróquia

Uma história  franciscana

ParoquiaSaoFrancisco

Em 12 de dezembro de 1950 foi lançada a pedra fundamental da nova e atual igreja, bem como do convento São Francisco de Assis, nesta cidade de Campo Grande MS; ocasião em que foi celebrada uma missa campal pelo Frei Eucácio Schimitt  e onde esteve presente, além de toda comunidade local, o então prefeito de Campo Grande, Sr. Fernando Correa da Costa, que quando lhe foi concedida a palavra pronunciou-se dizendo que: “a partir dessa data o Bairro Cascudo passa a se chamar Bairro São Francisco.

A construção da nova igreja contou com o apoio e participação de toda comunidade católica; sendo que o arquiteto da obra foi o Frei Valfrido Stahie; o pedreiro, Frei Proto Schurr;  marceneiro, Frei Luis Kunkel; os outros frades, com auxílio de vários leigos, eram responsáveis pelo caminhão e pela cozinha.  A obra foi concluída em  10 de junho de 1956

A fachada da Igreja São Francisco de Assis, conhecida como comunidade Matriz, transformou-se em um dos mais belos cartões postais da nossa Capital. Todos os vitrais da Igreja Matriz, que contam a história da vida de São Francisco de Assis, bem como a imagem do santo que se encontra no alto da Igreja, foram conseguidos, em São Paulo, pelo Frei Valfrido Stahle.

Seguindo os carismas de São Francisco de Assiso, os frades menores continuam até hoje, em parceria com muitos leigos e religiosos, ajudando homens, mulheres, jovens e crianças a viverem a fé, a aprofundarem seu conhecimento de Jesus Cristo e do Evangelho, a comprometerem-se com a bandeira da Paz, da Justiça, da Solidariedade e da Fraternidade; a fim de que as mesmas sejam capazes de ter estrutura para viverem neste mundo competitivo e de exclusão, sem abandonar os princípios cristãos.

A comunidade Matriz realiza várias atividades, tais como: caminhada da família, em consonância com a Semana Nacional da Família; Caminhada da Paz (frurto da espiritualidade Franciscana); festa junina; Festa do Padroeiro, com envolvimento e participação de todas as demais comunidades, ocasião em que são realizadas celebrações; benção dos animais; confraternização, show de prêmios, quermesse e churrasco; e muito mais, valorizando assim o rico calendário litúrgico da Igreja Católica e celebrando a Festa do Padroeiro com dignidade.

Na comunidade Matriz são celebradas dezesseis missas semanais, sendo diariamente duas de segunda a sábado, e quatro aos domingos. A comunidade Matriz São Francisco oferece as seguintes atividades:

• Pastorais: Juventude, Batismo, Dízimo, Catequese, liturgia e Sobriedade
  • Movimentos: Caminho Neo – Catecumenal, Apostolado da Oração, Legião de Maria,  Renovação Carismática – RCC, OFS – Ordem Franciscana Secular, Terço dos Homens.
  •  Serviços: Alcoólicos Anônimos, Neuróticos Anônimos, Alanon, Narcóticos Anônimos,  –MECES – Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística, Coral,  ECC – Encontro de Casais com Cristo, SAV – Serviço de Animação Vocacional, Estudo Bíblico.

Os objetivos da ação evangelizadora da comunidade são definidos em assembleia, com a presença do Pároco, dos Freis e representantes das Comunidades, são: dinamizar a Liturgia; a Catequese, a Juventude o Dízimo e o SAV – Serviço de Animação Vocacional, através de um processo de evangelização e formação de lideranças.

Com o apoio da Comunidade Matriz também é mantida a Associação de Apoio aos Moradores de Rua São Francisco de Assis, que foi criada por iniciativa particular de paroquianos, a qual, recebe regularmente ajuda de custo, social e religiosa por parte da Paróquia.

Através da ação dos Vicentinos, também é realizado na comunidade o trabalho de assistência às famílias carentes, através da doação de roupas, alimentos e remédios.

Coordenadores do Conselho de Pastoral Comunitário – CPC, Igreja Matriz São Francisco de Assis:

Marco Antônio homem de Carvalho

Walkíria Pereira Carneiro de Carvalho